

PHILOS XVI
16a SEMANA DE GRADUAÇÃO EM FLOSOFIA DA PUC RIO
Miudezas e quinquilharias
Há limites para os objetos da Filosofia?
Artista: Joseph Heinrich Beuys
O acesso ao evento será através de um único link durante todo o evento:
ID: 924 4441 8038
Senha: philos2021
Link: https://puc-rio.zoom.us/j/92444418038?pwd=VGx4cEhBdVMxMFRHSHVldjFnVDNIQT09
A PHILOS é a Semana de Graduação em Filosofia da PUC-Rio, realizada anualmente por grupos de alunos e alunas, com apoio da Coordenação e da Direção do Departamento. No evento ocorrem comunicações que conferem certificados aos participantes e ouvintes. Com temas, formatos e programações variadas, a Philos conta ainda, habitualmente, com a presença de professores(as) convidados(as), colegas graduandos(as) de outras universidades e alunos(as) da pós-graduação.
Conforme a prática, as exposições neste evento costumavam se alinhar aos temas sugeridos pela comissão organizadora a cada ano. Diferentemente, hoje sugerimos uma provocação a esse princípio, propondo que o tema abarque as comunicações individuais. Pretendemos oferecer a oportunidade de uma exposição temática da pesquisa dos palestrantes, sem grandes adaptações, direcionamentos ou recortes. Dessa maneira, tanto esboços de novas reflexões e novas perspectivas quanto conceitos e métodos investigativos clássicos; tanto sutilezas no interior de uma pesquisa e seus pormenores quanto suas abrangências e amplitude; tanto os objetos centrais e paradigmáticos quanto os marginais e à vanguarda da Filosofia; tanto as miudezas quanto as quinquilharias nos interessam.
Perguntamos: podemos filosofar sobre tudo? Qual o alcance da Filosofia? Há limites para seu exercício? O que ela tem ainda a oferecer? O que por ela já foi oferecido? Com o intuito de trazer (quase) tudo que encontramos nos variados percursos filosóficos que traçamos, propomos o seguinte tema à 16ª edição da Philos: “Miudezas e Quinquilharias: há limites para os objetos da Filosofia?”. Nesse sentido, pretende-se contemplar, descobrir - e redescobrir -, aprender e reaprender - o que há de novo, antigo, pequeno, amplo, central e marginal na Filosofia. E, assim, divulgar e disseminar a pluralidade de temas e abordagens que já conhecemos ou que queremos conhecer dentro da área. Portanto, qualquer estudante de graduação, com um projeto que queira compartilhar, está convidado a se inscrever no evento e a submeter seu resumo - a ser avaliado pela Comissão Organizadora.