
O que são os Minicursos?
Os minicursos são ciclos de aulas gratuitas com professores convidados, que, neste ano, aconteceram de maneira totalmente online e que foram organizados pela comissão da Philos com o objetivo de apresentar conteúdos normalmente suprimidos ou relativamente pouco vistos na graduação.
Todos os Minicursos abaixo já foram encerrados.
O primeiro Minicurso: "Desacordos profundos".
Para o primeiro Minicurso convidamos os professores Luiz Carlos Pinheiro Pereira, e Edgar de Brito Lyra Netto, para abordar, sob diferentes perspectivas da Filosofia, a temática contemporânea dos chamados "desacordos profundos" (deep disagreements).
Carga horária: 6h
Período de realização do Minicurso ( Para acesso as gravações, basta clicar na data correspondente):
21/05 - 9h a 11h: Prof.º: Luiz Carlos
24/05 - 13h a 15h Prof.º: Luiz Carlos
26/05 - 15h a 17h Prof.º: Edgar Lyra
Local: Plataforma Zoom.
Certificados
Nesse minicurso foram emitidos certificados de participação.
Carga horária: 6h
O segundo Minicurso: "Introdução à Fenomenologia: Husserl; Heidegger".
Clique aqui para as aulas gravadas.
Para o segundo Minicurso convidamos o professor Paulo Cesar Duque-Estrada para nos introduzir na filosofia fenomenológica; explorando e articulando os conceitos centrais do pensamento de Husserl e Heidegger.
Plano de aulas:
-
Aula 1: Apresentação Geral
Husserl:
Sobre a relação sujeito/objeto; “imanência” e “transcendência”; “razão filosófica” vs.“razão científica”; crítica ao psicologismo; “intencionalidade”; “vivências” e “fatos”; da adequaçãoentre pensamento e coisa para o comoda aparição das coisas.
Heidegger:
Crítica do conceito de “consciência”; da “consciência” para “existência”; esquecimento e retomada da questão do ser; redefinição do ser humano; continuidades e diferenças entre Husserl e Heidegger
-
Aula 2: Husserl
“Filosofia como crítica do conhecimento”: ceticismo e inconsistências do psicologismo; “atitude natural”; “atitude filosófica (ou fenomenológica)”; “razão (essências)” e “fatos mentais”; “epoché (suspensão da atitude natural)”; “intencionalidade”; “redução”; “consciência como vivência intencional”; “identificação” e “intuição categorial”.
-
Aula 3: Heidegger
Crítica da “redução” husserliana; crítica da “atitude natural”; apropriação existencial do conceito de intencionalidade: “comportar-se-para”; apropriação do conceito de “intuição categorial”; a coisa como momento primeiro da verdade; o caráter revelador do comportamento; relevância da “práxis” aristotélica para a ontologia fundamental: Dasein como práxis
Período de realização do Minicurso: 23/08, 25/08 e 30/08
Horário: 15h a 17h
Local: Plataforma Zoom.
Certificados
Nesse minicurso também foram emitidos certificados de participação.
Carga horária: 6h